Concurso de blog

NTE Marabá

segunda-feira

Uma Grande Iniciativa

Foi realmente muito proveitoso o encontro de pronomes das escolas da Velha Marabá. Um encontro para debater sobre os maiores problemas vividos no âmbito das escolas e que tem prejudicado bastante os resultados no que se refere tanto a relacionamento e a aprendizagem.
A louvável iniciativa da Casa da Criança proporcionou  momentos de reflexões, debates e propostas e consequentemente aos professores grandes aprendizagens e experiências para serem levadas para o dia a dia da escola.

No encontro aconteceram palestras com os mais diversos temas: Dispersão, desinteresse, apatia, indisciplina, violência, bullyng, preconceito , dentre outros.
A escola José Mendonça encarregou-se de discorrer o tema PRECONCEITO.



ESCOLA JOSÉ MENDONÇA VERGOLINO
I ENCONTO DE PRONOMES, EU, TUR ELE, NÓS, VÓS ELES, DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MARABÁ.
TEMA- O VALOR DE UM SORRISO
SUBTEMA- PRECONCEITO
PROFESSORA: JOELMA MARIA
O que é preconceito? Como o nome já diz é o pré-conceito,ou seja, uma opinião formada antes de se ter os conhecimentos adequados.  Há inúmeros tipos de preconceito. Para compreender o que é, convém entender primeiro o conceito de atitude baseado nos estudos da Psicologia Social. Desta forma, entende-se o PRECONCEITO como uma atitude negativa que um indivíduo está predisposto a sentir, pensar, e conduzir-se em relação a determinado grupo de uma forma negativa previsível.
Fleuri (2003, p. 54) mostra que somos uma sociedade multiética constituída historicamente a partir de uma imensa diversidade de culturas. Para ele o  interculturalismo faz parte de um conceito mais dinâmico que permite o intercâmbio e o diálogo entre os grupos culturais. É preciso compreender a diversidade cultural  de forma positiva e não entende-la como problemas, mas como uma expressão da riqueza da espécie humana.

Para alguns autores  existem dois tipos de segmentos para o preconceito, que podem  ser distinguidos  como: preconceito maléfico e benéfico.
Ainda segundo autor o preconceito maléfico constituído de preconceitos que resultam em injustiça e que são baseados unicamente nas aparências e na empatia. Enquanto que o preconceito benéfico é seguido de informações que estabelece a prudência baseados em estatísticas e ensinamentos morais, éticos e religiosos. Em gerias os preconceitos benéficos são contra doenças, imoralidades, comportamentos degradantes, pessoas violentas, drogas etc.
Preconceito na escola
Sabemos que nas escolas, convivem simultaneamente diversas culturas de acordo com: gerações, gênero;  classe, a etnia, pertença regional, capacidades físicas e mentais, entre outras.
Na escola como na sociedade os preconceitos mais comuns são: de cor ( contra o negro) de  sexo, por ser deficiente físico ou mental, por pertencer a classes baixa da sociedade ou ainda por andar com pessoas que optam por ser homossexuais.
A pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas(Fipe) em 501 escolas públicas  revelou que  99% dos professores funcionários e pais tem algum tipo de preconceito, entre eles:  96,5% com portadores de necessidades especiais, 94,2 etnias raciais ,93,5 relativo a gênero.
O preconceito em todos esses casos geram constrangimento, insatisfação em pertencer aquele local( sala) redução da auto-estima e falta de interesse no aprendizado.
A criança vitima de preconceito   sente-se rejeitada e por isso também nutre a tendência em rejeitar-se. O preconceito causa depressão, baixa auto-estima, agressividade, desvio comportamental, formação debilitada da identidade, dificuldade de aprendizagem, formação de indivíduos preconceituosos que refletirá na família, amigos, trabalhos, na  sociedade( efeito bumerangue)

Na escola as crianças não sofrem preconceitos somente por parte de alunos , mas em muitos casos por parte de professores.
A forma de preconceito mais comum nesse caso é o preconceito contra a dificuldade de aprendizagem e o défice cognitivo. É comum presenciar na escola  avaliações  pré-estabelecidas de alunos que estão com dificuldade de aprendizagem. Muitas vezes esses alunos diagnosticados  precipitadamente são  deixado de lado pelos professores, pois segundo alguns já sabem que esse irá “dar trabalho” o ano inteiro.
Nas escolas como na sociedade tem-se debatido muito a questão do preconceito. A maioria dos profissionais da educação tem não só demonstrado preocupação a respeito do tema, mas também apresentado vontade de mudar essas questões. Porém não se pode mudar facilmente , pois o preconceito é uma questão historicamente hierarquizadas. Para que tal mudança aconteça é preciso que não somente a escola mas a sociedade venha elaborar propostas  que decorra de ações concretas no sentido tanto da formação dos profissionais , quanto para a forma de atuação nesse universo.
A convivência por meio de uma atitude comunitária é talvez a forma mais adequada de reduzir o preconceito.
Segundo Ximenez o preconceito não e´ algo exclusivo da escola. Os municípios têm que envolver os conselhos  escolares a comunidade local e as famílias.
É necessário pensar em cursos  específicos para a equipe escolar.

3 comentários:

talita milly lopes costa disse...

O melhor presente da minha vida...
o melho presente da minha vida foi uma incriveu professora uma professora bem coguecida por todos na escola a professora Naura foi uma grade professora na minha vida agradeso a ela por mim fazer a pessoa que sor hoje inteligente, nos comeso da aula, eu não conhecia muito ela, mais já emaginava que era uma grade professora, fui mer agustumado cada vez mais é ater não o lagarva do pé, pois era uma mae para mim, comece a estuda com ela com 7anos, mais mer lenbro de cada momento que pasamos junto de apredizado bricadeira. mir sinto muito orgulhosa por te tido ela é algus momento dos meus estudo faso, todo tipo de atividades é nuca tropese nua preda por que ela mer escino ater pula uma preda, uma pesoa muito gentil um presente que deus mer envior para mer encina a viver é comquista a inteligecia ,ela trabalha , por muitos anos na escola josé mendonça e todo de colquistas é encinamestos, cada vez mais, encinado é esta em pé ater hoje encinado e apredendo mais eu ter agradeso por me encina muito nessa vida, uma flor muito preciosa foi e sera hoje , amanhã depois, para senprer ,seja senpre esa pessoa que voce é e conquiste senpre a sua vitoria. feliz dis da professora
P ERFEITA EM TUDO
R OSA DO MEU JADIN
O RQUIDIA DO MEU ORQUIDARIO
F ATAZINHA DA MINHA VIDA
E INMAGINACÃO DA REALIDADE
S AUDADE DE VC SINTO
S AUDADE DA BRICADERA
O FERESO A VC
R REALIDADE
A MO VC


aluna:Talita Milly Lopes Costa
professora:Francisca Teixera da Silva
5 ANO DO 2 ciclo 4 seri tuno:manhã

FIM

NILVA AMÉRICO disse...

ACHEI MUITO LEGAL,ESSE TRABALHO REALIZADO PELA PROFESSORA JOELMA PARA HOMENAGEAR NOSSOS PROFESSORES. GOSTARIA DE APROVEITAR PARA PARABENIZAR TODOS OS PROFESSORES DA NOSSA ESCOLA.UM FORTE ABRAÇO.NILVA

Anônimo disse...

Foi de grande relevância a iniciativa das escolas da velha Marabá, mais precisamente a Escola Santa Rosa II em aborda a temática,pois necessitamos desse tipo de evento para podermos discutir junto com a comunidade e mostrar que também somos responsáveis.coord pedagógica