ESCOLA M. E. F. JOSÉ MENDONÇA VERGOLINO
DIRETORA: MARIA APARECIDA NOCETI
VICE-DIRETORA: LUCÍLIA DA SILVA NASCIMENTO
COORDENADORA PEDAGÓGICA: NILVA AMÉRICO GOMES
PROFESSORA RESPONSÁVEL: JOELMA MARIA DOS SANTOS SILVA
PLANO DE AÇÃO / 2010
Apresentação:
A escola EMEF José Mendonça Vergolino é uma das escolas mais antigas do município de Marabá e está localizada bem no centro da cidade. Essa escola atende uma clientela de 753 alunos, distribuídos em turmas que vai desde o 1º ano do 1º ciclo até a 6ª série do fundamental.
Por dispor de um fácil acesso se tornou bem freqüentada e solicitada para várias atividades decorrentes desse meio educacional e nesse contexto vem se tornando uma instituição de referência e modelo de escola organizada e de qualidade.
Entre seus principais valores estão a organização e o compromisso com a educação. A esses valores agrega a certeza de fazer bem o seu papel de educar. Para tanto busca sempre primar pelo ensino de qualidade e conta com a parceria de projetos para a organização das ações desse processo. Nesse contexto o laboratório de informática se faz um aliado, agregando novas possibilidades ao processo metodológico de ensino-aprendizagem.
Justificativa:
Deste o ano de 1999, após ter sido contemplada com o Projeto, a escola vem tentando inserir essa nova proposta na sua metodologia de ensino e integrar as possibilidades que a aquisição de um acervo tecnológico como esse pode proporcionar. Nessa perspectiva de atuação, organização e reorganização da prática já adquirimos novas experiências no experimento, tanto o com o recurso tecnológico (computador), quanto nas metodologias de trabalho (Projeto de aprendizagem). Vivenciamos muitos ajustes e dificuldades que traz a introdução do novo. Nesse sentido, porém é notório, e de consenso de todos que ainda precisamos melhorar, que ainda não encontramos a melhor forma de adaptação dessas novas proposta, seja ela relacionada a prática da cultura da Pedagogia de Projetos ou inclusão digital. Sabemos que precisamos conduzir de forma mais eficaz esse processo, direcionar, organizar e melhorar nossa prática.
Nesta perspectiva, sentimos a necessidade de buscar situações novas. Estratégias que favoreça a interação entre membros desse processo, e que garantam a assimilação das aprendizagens. É essencial o aprimoramento de experiências já vivenciadas por essa equipe bem como lançar mão de novas experiências.
Em todas essas questões a formação continuada dos professores torna-se imprescindível, uma vez que a utilização do computador como ferramenta pedagógica requer uma mudança de paradigma educacional e conscientização do professor (educador).
Objetivo Geral:
Ø Contribuir no processo de formação dos professores e acompanhamento das atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática Educativa da Escola.
Ø Intensificar o uso das Tics existentes na escola na perspectiva da construção da aprendizagem junto ao desenvolvimento dos projetos.
Objetivos específicos:
Ø Proporcionar meios de formação para os profissionais da escola na busca de melhor utilização das tecnologias existentes na escola.
Ø Estimular e capacitar o corpo docente na prática do uso das tecnologias para que contribua de forma eficaz no processo o ensino-aprendizagem.
Ø Garantir a parceria de professores facilitadores e professores de sala no encaminhamento e desenvolvimento dos projetos dos alunos na perspectiva da construção do conhecimento.
Ø Introduzir novas propostas metodologias às atividades realizadas dentro do projeto.
Ø Garantir a avaliação contínua do processo.
Ø Viabilizar a prática da pesquisa contínua usando o computador para desenvolver projetos educativos;
Ø Envolver professores e alunos nos trabalhos desenvolvido no laboratório.
Ø Oferecer subsídios necessários para a atuação do professor titular como orientador e condutor da sua turma no desenvolvimento dos projetos e atividades com o uso do laboratório.
Ø Desenvolver atividades independentes (PDE, PDDE) através da informática.
Ø Proporcionar novas formas de utilização do laboratório de informática, visando a intensificar o envolvimento da comunidade extra-escolar e o atendimento a projetos independentes.
Metas:
Ø Encontro para avaliação dos trabalhos realizados no ano letivo de 2009 e discutir novas proposta de trabalho, baseado no envolvimento e participação dos professores para 2010.
Ø Formação continuada envolvendo a teoria e prática do corpo docente da escola a partir da metodologia de Projetos de aprendizagem e mídias digitais.
Ø Definição de critérios de atendimento no laboratório de informática educativa, visando priorizar a construção do conhecimento no desenvolvimento de Projetos.
Ø Garantia de acompanhamento aos professores titulares no desenvolvimento dos projetos com os alunos.
Ø Elaboração de uma proposta de trabalho para a distribuição e acompanhamento das turmas no desenvolvimento de projetos no ano de 2010.
Clientela: O laboratório funcionará em 2 turnos atendendo uma clientela de 11 turmas no turno da manha 11 turmas no turno da tarde que vai desde 1º do 1º ciclo à 6ª série do fundamental. Com um total de 753 alunos e 22 professores. Além de atender 5 turmas alunos do PROJOVEM URBANO, bem como a comunidade externa (em eventos e cursos)
Mídias Existentes na Escola: 18 computadores, 1 impressora multifuncional( skaner, impressora e xérox copiadora ) 1 impressora( matricial) , 1 skaner, 3 aparelhos de DVD, 3 aparelhos de som, 2 TV( 29 polegadas), kit de DVD nova escola, 2 caixas amplificada, 1 sistema de som, 2 retro-projetor, 1 data show.
Metodologia _Estratégias Atendimento aos Alunos do 1º e 2º turno.
A metodologia de trabalho
A metodologia de trabalho será centrada na necessidade e escolha de professor da turma, tendo como mediador e parceiro, o facilitador.
Esse ano a escola terá como estratégia metodológica o atendimento por meio de cronograma e agendamento de horário. O professor de sala terá a autonomia de conduzir o trabalho que melhor se adaptar a sua turma, seja ele projeto de aprendizagem, projeto didático, pesquisa ou ainda outra atividade que considerar relevante. De acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos e segurança do professor. Nessa estratégia cabe ao facilitador ser um auxiliar dos trabalhos em geral, conduzindo desde as atividades desenvolvidas no laboratório, sala de aula, extraclasses e planejamento com os professores.
Quanto ao caráter dos Projetos a serem desenvolvidos, cabe ao facilitador a incumbência do convencimento, para que seja cada vez maior a opção do professor por desenvolver com a turma Projetos de Aprendizagem.
Cronograma- turmas do 1º turno
Dia / Horário | Segunda | terça | Quarta | Quinta | Sexta |
8 : 00 h às 9:00h | 5º ano Gorete | 3º ano Naura | Formação. Pesquisa Com os alunos do contra turno ou Agendamento | 2º ano Zazuleia | 5º ano Francisca |
9:00h às 10:00 h | 4° ano Jucilene | Dividido entre o 1º e o 2º h | 1º ano Martinha | 4º ano Albertina | |
10:00h às 11:00h | 3º ano Eliane | 2º ano Mary | 1° ano Rosa | 5º ano Consola |
Cronograma- turmas do 1º turno
Dia / Horário | Segunda | terça | Quarta | Quinta | Sexta |
8 : 00 h às 9:00h | 5º ano Gorete | 1º ano Rosa | Formação. Pesquisa Com os alunos do contra turno ou Agendamento | 3º ano Naura | Albertina |
9:00h às 10:00 h | 2º ano Mary | agendamento | agendamento | agendamento | |
10:00h às 11:00h | 6º ano A | 6º ano B | 6° ano C | agendamento |
Ações previstas para o ano 2010
Ações | Período | Objetivos | Clientela |
Plano de ação | Fevereiro e março | Elaborar o plano de ação para o ano de 2010. | Professora facilitadora |
Avaliação | Janeiro | Avaliar as atividades, projetos e uso do laboratório no ano de 2009. | Professores, facilitadores e coordenadora pedagógica. |
Levantamento de sugestões para o plano de ação. | Janeiro | - Elencar sugestões para a proposta de atendimento aos projetos em 2010 | Facilitadoras, coordenadora e professores de sala. |
Elaboração do Plano Pedagógico da escola e PDE | Março | Participar na elaboração do plano pedagógico da escola visando uma maior parceria entre projetos da escola e os projetos do laboratório | Professores, facilitador e coordenadora pedagógica. |
Planejamento com professores | Data da HP | Planejar com os professores os projetos e atividades relacionadas. | Professora de sala e facilitador. |
Desenvolvimento dos projetos das turmas. | Fevereiro a Junho e de Agosto a dezembro | Conduzir os alunos no desenvolvimento dos projetos tendo em vista a construção da aprendizagem. | Professores, alunos e facilitadores. |
Oficina de blog com professores | Agosto | Oportunizar aos professores os conhecimentos práticos para a criação e utilização de blogs | Professores De 1º ao 5º, 5ª e 6ª séries |
Oficina | Abril | Apresentar aos professores novas possibilidades do uso das mídias e site Portal escolar | Professores |
Acompanhamento mensal dos projetos desenvolvidos pelas turmas | HP e planejamento | Garantir um momento de reflexão sobre o andamento dos projetos bem como o acompanhamento e planejamento das atividades posteriores visando o engajamento dos professores de sala. | Professores, facilitador e coordenadora pedagógica. |
Formação de professores para o uso das tics da escola. | Será distribuídos em algumas HPs Início 02/08 | - aprender a manusear as tics da escola; -refletir sobre a função e contribuição da mesma na aprendizagem - saber introduzir no planejamento em prol da aprendizagem do aluno. | Professores, facilitadores e coordenadora pedagógica. |
Formação dos profs em pedagogia de projetos. | Março | - contribuir com compreensão da proposta, com a autonomia do professor no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem. | Professores, facilitadores, coordenadora e multiplicadores do NTE. |
Oficina com professores | agosto | Apresentar e formar os professores para o uso do software HAGAQUE | Professores de 1º ao 5° ano |
Oficina com funcionários de apoio | setembro | - Proporcionar a inclusão digital dos funcionários de apoio da escola | Funcionários da escola |
Oficina com pais. | outubro | - Promover a inclusão digital - proporcionar a integração família-escola | Pais de alunos |
Avaliação:
Para melhor encaminhamento e organização dos projetos acontecerão três tipos de avaliação:
- No primeiro caso serão avaliados os trabalhos desenvolvidos em todo ano.
Cada professor fará relato de sua experiência nos projetos desenvolvidos, os problemas encontrados, os caminhos percorridos. Serão citados os problemas mais comuns do uso do laboratório na escola como: máquinas etc. (uma vez a cada ano, ou a cada semestre).
- No segundo caso será realizada avaliação dos projetos entre o facilitador professor de sala, a fim de encontrar caminhos para eventuais problemas.(sempre que necessário no decorrer dos Projetos)
- Na terceira será a avaliação dos projetos feita pelos alunos: onde cada um citará suas aprendizagens, dificuldades e caminhos percorridos.(terá seu espaço garantido dentro do planejamento do Projeto).
Marabá, 25 de março de 2010.
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