Concurso de blog

NTE Marabá

quarta-feira

Plano de Ação do Laboratório de Informática Educativa


ESCOLA M. E. F. JOSÉ MENDONÇA VERGOLINO

DIRETORA: MARIA APARECIDA NOCETI

VICE-DIRETORA: LUCÍLIA  DA SILVA NASCIMENTO

COORDENADORA PEDAGÓGICA: NILVA AMÉRICO GOMES

PROFESSORA RESPONSÁVEL: JOELMA  MARIA DOS SANTOS SILVA

PLANO DE AÇÃO / 2010

Apresentação:

A escola EMEF José Mendonça Vergolino é uma das escolas mais antigas do município de Marabá e está localizada bem no centro da cidade. Essa escola atende uma clientela de 753 alunos,  distribuídos em turmas que vai desde o 1º ano do 1º ciclo até a 6ª série do fundamental.
 Por   dispor  de um fácil acesso se tornou bem freqüentada e  solicitada para várias atividades decorrentes desse meio educacional e nesse contexto vem se tornando uma instituição de referência e modelo de escola organizada e de qualidade.
Entre seus principais valores estão a organização e o compromisso com a educação. A esses valores agrega a certeza de fazer bem o seu papel de educar. Para tanto busca sempre  primar pelo ensino de qualidade e conta com a parceria de projetos para a organização das ações desse processo. Nesse contexto o   laboratório de informática se faz um aliado, agregando novas possibilidades ao processo metodológico de ensino-aprendizagem.   

Justificativa:

Deste o ano de 1999, após ter sido contemplada com o Projeto, a escola vem tentando inserir essa nova proposta na sua metodologia de ensino e integrar as possibilidades que a aquisição de um acervo tecnológico como esse pode proporcionar. Nessa perspectiva de atuação, organização e reorganização da prática  já adquirimos novas experiências no experimento, tanto o com o recurso tecnológico (computador), quanto nas metodologias de trabalho (Projeto de aprendizagem). Vivenciamos muitos ajustes e dificuldades que traz a introdução do novo.  Nesse sentido, porém é notório, e de consenso de todos que ainda precisamos melhorar, que ainda não encontramos a melhor forma de adaptação dessas novas proposta, seja ela relacionada a prática da cultura da Pedagogia de Projetos ou inclusão digital. Sabemos que precisamos conduzir de forma mais eficaz esse processo, direcionar, organizar e melhorar nossa prática.
Nesta perspectiva, sentimos a necessidade de buscar situações novas. Estratégias que  favoreça a interação entre membros desse processo, e que garantam a assimilação das aprendizagens.  É essencial o aprimoramento de experiências já vivenciadas por essa equipe bem como lançar mão de novas experiências.
Em todas essas questões a formação continuada dos professores torna-se imprescindível, uma vez que a utilização do computador como ferramenta pedagógica requer uma mudança de paradigma educacional e conscientização do professor (educador).

Objetivo  Geral:
           
Ø      Contribuir no processo de formação dos professores e acompanhamento das atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática Educativa da Escola.
Ø      Intensificar o uso das Tics existentes na escola na perspectiva da construção da aprendizagem junto ao desenvolvimento dos projetos.

Objetivos específicos:

Ø      Proporcionar meios de formação para os profissionais da escola na busca de melhor utilização das tecnologias existentes na escola.
Ø       Estimular e capacitar o corpo docente na prática do uso das tecnologias para que contribua de forma eficaz  no processo  o ensino-aprendizagem.
Ø                 Garantir a parceria de professores facilitadores e professores de sala no encaminhamento e desenvolvimento dos projetos dos alunos na perspectiva da construção do conhecimento.
Ø                 Introduzir novas propostas metodologias às atividades realizadas dentro do projeto.
Ø                 Garantir a avaliação contínua do processo.
Ø                  Viabilizar a prática da pesquisa contínua usando o computador para desenvolver projetos educativos;
Ø      Envolver professores e alunos nos trabalhos desenvolvido no laboratório.
Ø      Oferecer subsídios necessários para a atuação do professor titular como orientador e condutor da sua turma no desenvolvimento dos projetos e atividades com o uso do laboratório.
Ø      Desenvolver atividades independentes (PDE, PDDE) através da informática.
Ø      Proporcionar novas formas de utilização do laboratório de informática, visando a intensificar o envolvimento da comunidade extra-escolar e o atendimento a projetos independentes.
Metas:
Ø      Encontro para avaliação dos trabalhos realizados no ano letivo de 2009 e discutir novas proposta de trabalho, baseado no envolvimento e participação dos professores para 2010.
Ø      Formação continuada envolvendo a teoria e prática do corpo docente da escola a partir da  metodologia de Projetos de aprendizagem  e mídias digitais.
Ø      Definição de critérios de atendimento no laboratório de informática educativa, visando priorizar a construção do conhecimento no desenvolvimento de Projetos.
Ø      Garantia de acompanhamento aos professores titulares  no desenvolvimento dos projetos com os alunos.
Ø      Elaboração de uma proposta de trabalho  para a distribuição e acompanhamento das turmas no desenvolvimento de projetos no ano de 2010.

Clientela: O laboratório funcionará em 2 turnos atendendo uma clientela de 11 turmas no turno da manha  11 turmas no turno  da tarde que vai desde    do 1º ciclo à 6ª série do fundamental. Com um total de 753 alunos e 22 professores. Além de atender 5 turmas alunos do PROJOVEM URBANO, bem como  a comunidade externa (em eventos e cursos)

Mídias Existentes na Escola: 18 computadores, 1 impressora multifuncional( skaner, impressora e xérox copiadora ) 1 impressora( matricial) , 1 skaner, 3 aparelhos de DVD, 3 aparelhos de som, 2 TV( 29 polegadas),  kit de DVD nova escola,  2 caixas amplificada, 1 sistema de som, 2 retro-projetor, 1 data show.

Metodologia _Estratégias Atendimento aos Alunos do 1º e 2º turno.

A metodologia de trabalho

A metodologia de trabalho será centrada na necessidade e escolha de professor da turma, tendo como mediador e parceiro, o facilitador.
Esse ano a escola terá como estratégia metodológica o atendimento por meio de cronograma e agendamento de horário.  O  professor de sala terá a autonomia de conduzir o trabalho que  melhor se adaptar a sua turma, seja ele projeto de aprendizagem, projeto didático,  pesquisa  ou ainda outra atividade que considerar relevante. De acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos e segurança do professor. Nessa estratégia cabe ao facilitador ser um auxiliar dos trabalhos em geral, conduzindo desde as atividades desenvolvidas no laboratório, sala de aula, extraclasses e planejamento com os professores.
Quanto ao caráter dos Projetos a serem desenvolvidos, cabe ao facilitador a incumbência do convencimento, para que seja cada vez maior a opção do professor por desenvolver com a turma Projetos de Aprendizagem.

Cronograma-  turmas do 1º turno

Dia /
Horário
Segunda
terça
Quarta
Quinta
Sexta
8 : 00 h às 9:00h
 5º ano
Gorete
3º ano
Naura
Formação. Pesquisa
Com os alunos do contra turno ou Agendamento
2º ano
Zazuleia
5º ano
Francisca
9:00h às 10:00 h
4° ano
Jucilene
Dividido entre o 1º e o 2º h
1º ano
Martinha
4º ano
Albertina
10:00h às 11:00h
3º ano
Eliane
2º ano
Mary
1° ano
Rosa
5º ano
Consola

Cronograma-  turmas do 1º turno

Dia /
Horário
Segunda
terça
Quarta
Quinta
Sexta
8 : 00 h às 9:00h
 5º ano
Gorete
1º ano
Rosa
Formação. Pesquisa
Com os alunos do contra turno ou Agendamento
3º ano
Naura 
Albertina
9:00h às 10:00 h
2º ano
Mary 
agendamento
 agendamento
agendamento
10:00h às 11:00h
6º ano A
6º ano B
6° ano C
agendamento

Ações previstas para o ano 2010
Ações
Período
Objetivos
Clientela
Plano de ação
Fevereiro e março
Elaborar o plano de ação para o ano de 2010.
Professora
facilitadora
Avaliação
Janeiro
Avaliar as atividades, projetos e uso do laboratório no ano de 2009.
Professores, facilitadores e coordenadora pedagógica.
Levantamento de sugestões para o plano de ação.
Janeiro
- Elencar sugestões para a proposta de atendimento aos projetos em 2010
Facilitadoras, coordenadora e professores de sala.
Elaboração do Plano Pedagógico da escola e PDE
 Março
Participar na elaboração do plano pedagógico da escola visando uma maior parceria entre projetos da escola e os projetos do laboratório
Professores, facilitador e coordenadora pedagógica.
Planejamento com professores
 Data da HP
Planejar com os professores os projetos e atividades relacionadas.
Professora de sala e facilitador.
Desenvolvimento dos projetos das turmas. 
Fevereiro a Junho e de Agosto a dezembro
Conduzir os alunos no desenvolvimento dos projetos tendo em vista a construção da aprendizagem.
Professores, alunos e facilitadores.
Oficina de blog com professores
Agosto
Oportunizar aos professores os conhecimentos práticos para a criação e utilização de blogs
Professores
De 1º ao 5º, 5ª e 6ª séries
Oficina
Abril
Apresentar aos professores novas possibilidades do uso das mídias   e site Portal escolar
Professores
Acompanhamento mensal dos projetos desenvolvidos pelas turmas
HP e planejamento
Garantir um momento de reflexão sobre o andamento dos projetos bem como o acompanhamento e planejamento das atividades posteriores visando o engajamento dos professores de sala.
Professores, facilitador e coordenadora pedagógica.
Formação de professores para o uso das tics da escola.
Será distribuídos em algumas HPs
Início 02/08
- aprender a manusear as tics da escola;
-refletir sobre a função e contribuição da mesma na aprendizagem
- saber introduzir no planejamento em prol da aprendizagem do aluno.

Professores, facilitadores e coordenadora pedagógica.
Formação dos profs em pedagogia de projetos.
Março
- contribuir com compreensão da proposta, com a autonomia do professor no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem.
Professores, facilitadores, coordenadora e multiplicadores do NTE.
Oficina com professores
agosto
Apresentar e formar os professores para o uso do software HAGAQUE
Professores  de 1º ao 5° ano
Oficina com funcionários de apoio
setembro
-  Proporcionar a inclusão digital dos funcionários de apoio da escola
Funcionários da escola
Oficina com pais.
outubro
- Promover a inclusão digital
- proporcionar a integração família-escola
Pais de alunos

Avaliação:
 Para melhor encaminhamento e organização dos projetos acontecerão três tipos de avaliação:
-                      No primeiro caso serão avaliados os trabalhos desenvolvidos em todo ano.
   Cada professor fará relato de sua experiência nos projetos desenvolvidos, os problemas encontrados, os caminhos percorridos. Serão citados os problemas mais comuns do uso do laboratório na escola como: máquinas etc. (uma vez a cada ano, ou a cada semestre).
-                      No segundo caso será realizada avaliação dos projetos entre o facilitador professor de sala, a fim de encontrar caminhos para eventuais problemas.(sempre que necessário no decorrer dos Projetos)
-                      Na terceira será a avaliação dos projetos feita pelos alunos: onde cada um citará suas aprendizagens, dificuldades e caminhos percorridos.(terá seu espaço garantido dentro do planejamento do Projeto).


Marabá, 25 de março de 2010.

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