Concurso de blog

NTE Marabá

sábado

Projeto Almanaque



1. Identificação
 Professor responsável
Joelma Maria dos Santos Silva
Nome da Escola:  EMEF  José Mendonça Vergolino        

Local (cidade/estado) Marabá-PA         
Série: 5º ano                                                      Número de alunos:  120  
Professores envolvidos: Gorete, Albertina, Francisca , Jucilene.

           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
A necessidade de intensificar as práticas pedagógicas de leitura, escrita e gêneros textuais de forma a envolver o aluno como autor e co-autor do seu conhecimento.
?

3. Justificativa
Hoje em dia as escolas sentem a necessidade de dispor de boas práticas que venham melhor  contemplar as necessidade de aprendizado dos educados. Essas baseadas nas práticas que favoreçam a aproximação com a realidade social. Pensamos na intensificação dessas práticas  por meio do resgate da cultura local e  do conhecimento histórico. Por isso trabalhar o projeto Almanaque Cultural de Marabá. Por meio desse projeto esperamos intensificar as práticas de leitura e escrita e do  conhecimento dos gêneros textuais. Tendo como objetivo despertar nos alunos o interesse, a compreensão e o conhecimento, visando  um novo Olhar Sobre Marabá. A fim de conhecê-la compreender-la e valorizá-la.
Para tanto queremos que essa seja vista sobre todos os aspectos. Com um olhar crítico e sincero.



4. Objetivo (s)
  • Possibilitar o conhecimento da história regional de marabá, nos seus aspectos: históricos, econômicos, políticos, culturais e sociais.
  • Produzir uma fonte bibliográfica de informações da cultura marabaense( almanaque)


5. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
O projeto será realizado nas turmas de 4º e 5º anos do ciclo. As quais através de pesquisa conhecerão a história de Marabá, para posteriormente( como produto final) construa um acervo de leitura sobre a cidade de Marabá.
As atividades serão desenvolvidas em etapas de acordo como conteúdo, temas ou atividades práticas( confecção do almanaque)
Blog do projeto- endereço: http://descobrindomaraba.blogspot.com



6. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Computador e internet, lápis, caderno, câmera digital, papel sulfit, lápis de cor , microfone, microsisten, caixa de som, data show.  internet
Produto final: Blog

7. Registro do processo
1ª etapa- apresentação do tema
- apresentação de um vídeo sobre Marabá
- levantamento dos conhecimentos prévios sobre  almanaque,
- leitura e manuseio de exemplares,
 - listagem dos conteúdos para compor o almanaque

2ª etapa-  Pesquisa
- Pesquisa no laboratório
- Pesquisa de campo e acervos bibliotecários
- Entrevistas com moradores antigos de Marabá

3ª etapa-  Produção do conhecimento( trabalho com os gêneros)
- Leitura de determinado tema
- Produção( coletiva, grupo e individual)
- Revisão
- Digitação e formatação
- Ilustração e fotografia
- socialização do material

4ª etapa- Produto final
- Organização do design
- Partes do livro (apresentação, índice, agradecimentos, etc)
- Confecção do livro
- Planejamento da noite de autógrafos  ( convites, cerimônia  etc)



8. Avaliação e Resultados esperados
Será avaliado os trabalhos dos alunos e também o resultado final do processo.

9. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
O projeto será socializado na escola e terá como produto final um livro intitulado” almanaque cultural de Marabá”, será criado um blog para ser publicado os trabalhos dos alunos

10. Referências Bibliográficas
Jadão, P. B. R.- Marabá – 1ª edição- 1984
Atzingen, Noé Von _ Vocabulário regional de Marabá? Fundação casa da cultura de Marabá/ projeto Usimar ,2004

pt.wikipedia.org/wiki/Marabá

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito desse projeto, mas gostaria de saber com mais detales como ele é feito.Ou seja, as sequencia de atividades que você coloca.