PROJETO: TEXTO INOFRMATIVO
TEMA “ JORNAL DA ESCOLA”
INTRODUÇÃO
Os trabalhos desenvolvidos com os gêneros textuais vem se tornando uma estratégia cada vez mais freqüente nas metodologias utilizadas pela escolas no desenvolvimento da leitura e escrita. Na maioria das vezes esse trabalho vem sendo desenvolvido como estratégia metodológica intitulada de seqüência de atividade.
O trabalho com a seqüência de atividade garante uma melhor organização na prática da aplicação dos conteúdos e atividades. Por isso poderá proporcionar uma melhor garantia na compreensão das especificidades de cada gênero, seja nas suas características estruturais, ou a respeito da capacidade do aluno de produtor do conhecimento.
JUSTIFICATIVA:
O trabalho por projeto visa melhorar as condições de aprendizagem já que consegue dinamizar não somente as estratégias de ensino, mas proporcionar mais autonomia e participação do aluno nas atividades propostas.
O jornal da escola é uma ferramenta que poderá justificar e dar suporte na organização dos trabalhos de desenvolvimento da leitura e escrita, pois é uma forma de dar sentido às aprendizagens, aproximando o fazer pedagógico da realidade social.
METODOLOGIA :
A proposta se dará inicialmente em forma de listagem das certezas provisórias( conhecimentos prévios) seguindo do planejamento das dúvidas temporárias e ações que serão sugeridas para o projeto.
As produções serão elaboradas por meio de seqüência de atividades, principalmente na primeira fase que é a conhecimento e compreensão das habilidade relacionadas à produção de textos.
É necessário que para cada item da metodologia proposta seja planejado e aplicado uma seqüência de atividade, respeitando a ordem do planejamento.
1ª ETAPA: CONHECIMENTO A CERCA DA PROPOSTA
- Apresentação da proposta para os alunos
- levantamento dos conhecimentos prévios
- atividade práticas para o conhecimento do gênero
1 Apresentação do gênero em questão
2 levantamento dos conhecimentos prévio sobre as características do gênero tais como: em que situação é utilizada, qual a finalidade do gênero, portador.
3 - leitura do gênero em questão (notícia )
4 - assistir um programa, noticiário para levantamento de questões inerentes ao gênero.
2ª ETAPA : APROPRIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS A RESPEITO DO GÊNERO
Trabalhar os conhecimento referentes às características do gênero: estrutura, finalidade, portador.
3ª ETAPA: CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS PARA O EXERCICIO DA PRÁTICA
Conhecimentos práticos, relacionados à produção e revisão do texto ( produto final)
PRODUTO FINAL: Produção e alimentação do mural de leitura bem como publicação de textos informativos no blog da escola
Bibliografia:
http://novaescola.abril.uol.com.br/index.htm?PCNs/pcn_indice>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário