Concurso de blog

NTE Marabá

terça-feira

PROJETO: TEXTO INOFRMATIVO


PROJETO: TEXTO INOFRMATIVO

TEMA “ JORNAL DA ESCOLA”

            INTRODUÇÃO

Os trabalhos desenvolvidos com os gêneros textuais vem se tornando uma estratégia  cada vez mais freqüente nas metodologias utilizadas pela escolas no desenvolvimento da leitura e escrita. Na maioria das vezes esse trabalho vem sendo desenvolvido como  estratégia metodológica intitulada de seqüência de atividade.
O trabalho com a seqüência de atividade garante uma melhor organização na prática  da aplicação dos conteúdos e atividades. Por isso poderá proporcionar uma melhor garantia na compreensão das especificidades de cada gênero, seja nas suas características estruturais, ou a respeito da capacidade do aluno  de produtor do  conhecimento.


      JUSTIFICATIVA:
O trabalho por projeto visa melhorar  as condições de aprendizagem já que consegue  dinamizar não somente as estratégias de ensino, mas  proporcionar mais autonomia e participação do aluno nas atividades propostas.
O jornal da escola é uma ferramenta que poderá justificar e dar suporte na organização dos trabalhos de desenvolvimento da leitura e escrita, pois é uma forma de dar sentido às aprendizagens, aproximando o fazer pedagógico da realidade social.

    METODOLOGIA :

A proposta  se dará inicialmente em forma de listagem das certezas provisórias( conhecimentos prévios) seguindo do planejamento das dúvidas temporárias e ações que serão sugeridas para o projeto.
As produções serão elaboradas por meio  de seqüência de atividades, principalmente na primeira  fase que é a conhecimento e compreensão das habilidade relacionadas à produção de textos.
É necessário que para cada item da metodologia proposta seja planejado e aplicado uma seqüência de atividade, respeitando a ordem do planejamento.

 1ª ETAPA: CONHECIMENTO A CERCA DA PROPOSTA

-        Apresentação  da proposta para os alunos
-         levantamento dos conhecimentos prévios
-        atividade práticas para o conhecimento do gênero
1        Apresentação do gênero em questão
2        levantamento dos conhecimentos prévio sobre as características do gênero tais como: em que situação é utilizada, qual a finalidade do gênero, portador.
3        - leitura  do gênero em questão (notícia )
4        - assistir um programa, noticiário para levantamento de questões inerentes ao gênero.


2ª ETAPA : APROPRIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS A RESPEITO DO GÊNERO

Trabalhar os conhecimento referentes às características do gênero: estrutura, finalidade, portador.


3ª ETAPA:  CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS PARA O EXERCICIO DA PRÁTICA
Conhecimentos práticos, relacionados à produção e revisão do texto ( produto final)

PRODUTO FINAL: Produção e alimentação do mural de leitura  bem como publicação de textos informativos no blog da escola


Bibliografia:

http://novaescola.abril.uol.com.br/index.htm?PCNs/pcn_indice>.

Nenhum comentário: