Concurso de blog

NTE Marabá

terça-feira

PROJETO RÁDIO

E.M. E.F. JOSÉ MENDONÇA VERGOLINO
PROJETO RÁDIO ESCOLA

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DAS 5ª E 6ª SÉRIES

PROFESSORES ENVOLVIDOS-  JOELMA, JOSIEL, MARIA VIANA, JOYCE, CARMOSITA.


I  APRESENTAÇÃO O rádio  é um dos  primeiros sistemas de comunicação tecnológicas usados na sociedade, portanto um eficiente recurso  de informação e interação social. Por mais que as tecnologias tenham ganhado os espaços sociais e sejam cada vez mais inovadoras, o rádio continua sendo um meio de comunicação muito utilizado socialmente. As formas de transmissão das informações são tão eficientes que ainda hoje na maioria dos casos de conhecimento sobre algum fato ou novidade, as pessoas citam o rádio como transmissor.
O projeto rádio na escola já está na terceira edição e esse se encontra vinculado com o projeto MAIS EDUCAÇÃO, como uma das ações do mesmo.

II– JUSTIFICATIVA
O rádio na escola poderá contribuir com a integração da escola com a sociedade. Além de contribuir com a divulgação das informações e integração dos conhecimentos. Pretendemos criar uma rádio que seja da escola, com a cara da escola, com a participação e colaboração de todos por meio da instalação dos equipamentos necessários a esse processo.
A nossa pretensão é a de implantação de um sistema de rádio. Esse terá como foco principal a informação, mas deverá também promover programas de debates, de informação etc.

III - 0BJETIVOS
  •  Implantar na escola um sistema de comunicação radiofônico;
  • Implementar na escola um novo modelo  de comunicação através da rádio.
  •  Possibilitar a integração da equipe na participação e no desenvolvimento do projeto.
  • Promover  a integração das disciplinas educativas;
  • Dinamizar o recreio da escola
·        Possibilitar uma nova forma de entretenimento e lazer.

·        Efetivar as ações dos projetos rádios já trabalhados.

 IV – METODOLOGIA

 A rádio na escola será trabalhada a principio em forma de entretenimento com o objetivo de dinamizar o recreio da escola e fazer desse um espaço de comunicação e  aprendizado. Essa fase será organizada por meio da participação das turmas de 5ª e 6ª séries.  Os programas serão criados pelos alunos sobre a orientação dos professores, ou seja,  cada professor será responsável por uma turma e cada turma por uma semana de programação. Essa será a fase de adequação e implantação da cultura de comunicação rádio.

Pretendemos  a partir da implantação dos equipamentos, criar também programas mais ligados às questões sociais, promovendo debates, quadros educativos, palestras etc.


V – RECURSOS UTILIZADOS
Computador
Impressora
Gravador portátil
Caixa amplificada
Microfone
Cabo de rede
Cabo de áudio
Micro-system
Máquina digital

VI – AVALIAÇÃO
 A avaliação já faz parte desse processo, pois já trabalhamos por algumas vezes esse projeto, como gravação de um programa em cd, sendo tocado no sistema de som da escola e como programa no “Ar” com o mesmo equipamento.
Já constatamos que o projeto contribuir muitos aos dois propósitos, de comunicação e das atividades ligadas às questões da oralidade, escrita, participação e integração dos alunos. O Nosso maior entrave sempre foi o sistema adequado, os seja, os equipamentos.
A avaliação sempre é realizada a cada programa, nesse caso agora pretendemos realiza-la continuamente de acordo com a prática.

Nenhum comentário: